PDF

Community support in all Portuguese variants (pt_PT and pt_BR).

Moderator: Jo Morg

Locked
diegofsti
Forum Members
Forum Members
Posts: 31
Joined: Mon Feb 19, 2018 9:13 pm

PDF

Post by diegofsti »

Boa noite.
Gostaria de integrar o fpdf no cms, porem, estou tendo uma enorme dificuldade para usa-lo.
.
Dentro da pasta lib no include.php, eu adicionei essas informacoes.

Code: Select all

include ($dirname.DIRECTORY_SEPARATOR.'fpdf'.DIRECTORY_SEPARATOR.'fpdf.php');
Mas nao consigo fazer a pagina que crio no Content Manager interpretar qualquer comando em php, o que neste caso seria

Code: Select all

<?
$pdf = new FPDF();
$pdf->AddPage();
$pdf->SetFont('Arial','B',16);
$pdf->Cell(40,10,'Hello World!');
$pdf->Output();
?>
Obs: Para poder fazer este codigo funcionar,, tenho que criar um script puro em php e linkar o caminho do fpdf/fpdf.php
Tentei ver algum modulo disponivel no module manager, mas nao tem nada referente a pdf.
.
Por fim, o que eu gostaria de saber eh, para poder realizar insercao de comando em php, soh criando um novo documento?
User avatar
Jo Morg
Dev Team Member
Dev Team Member
Posts: 1922
Joined: Mon Jan 29, 2007 4:47 pm

Re: PDF

Post by Jo Morg »

Olá diegofsti, bem-vindo aos forums do CMSMS. Peço desculpa pela demora na moderação deste tópico mas sou o único moderador desta secção e tenho estado fora. A moderação nas 5 primeiras submissões de cada novo registo é necessária para evitar o spam, as nossas desculpas pelo inconveniente.
diegofsti wrote:Dentro da pasta lib no include.php, eu adicionei essas informacoes.
Code:
include ($dirname.DIRECTORY_SEPARATOR.'fpdf'.DIRECTORY_SEPARATOR.'fpdf.php');

Mas nao consigo fazer a pagina que crio no Content Manager interpretar qualquer comando em php,
A equipa de desenvolvimento do CMSMS considera esse tipo de modificações não elegíveis para apoio técnico. Modificações a ficheiros do CORE do CMSMS são possíveis mas desencorajadas por nos ser completamente impossível dar apoio a toda e qualquer modificação deste género.
diegofsti wrote:Obs: Para poder fazer este codigo funcionar,, tenho que criar um script puro em php e linkar o caminho do fpdf/fpdf.php
Tentei ver algum modulo disponivel no module manager, mas nao tem nada referente a pdf.
Existe um módulo, http://dev.cmsmadesimple.org/projects/pdf que aguarda uma nova versão compatível com o CMSMS 2.x e que sei que está eminente.
Em relação ao uso do PHP no CMSMS existem vários métodos à escolha:
  • - Criar um UDT (User Defined Tag) que uma vez criado pode ser chamado como qualquer Smarty Tag (sendo Smarty o motor de escantilhão ou Template do CMSMS). Não estando familiarizado com a sua sintaxe aconselho vivamente consultar https://www.smarty.net/. Dentro do UDT pode usar PHP conforme necessário, mas sendo código interpretado, é bastante mais lento do que as outras opções;
  • - Criar um plugin Smarty, é relativamente fácil e bastante mais eficaz, ver referências no nosso site, na documentação, e obviamente no site Smarty, sendo o melhor modo de incluir rotinas simples em PHP;
  • - Criar um Módulo para CMSMS: um pouco mais complexo mas aconselhado para quem já for fluente em PHP e queira uma melhor integração com CMSMS. Existe documentação no nosso site, incluindo um PDF do nosso programador principal com um exemplo prático;
Se tiver mais dúvidas, não hesite em perguntar. Espero ter ajudado.
"There are 10 types of people in this world, those who understand binary... and those who don't."
* by the way: English is NOT my native language (sorry for any mistakes...).
Code of Condut | CMSMS Docs | Help Support CMSMS
My developer Page on the Forge
GeekMoot 2015 in Ghent, Belgium: I was there!
GeekMoot 2016 in Leicester, UK: I was there!
DevMoot 2023 in Cynwyd, Wales: I was there!
diegofsti
Forum Members
Forum Members
Posts: 31
Joined: Mon Feb 19, 2018 9:13 pm

Re: PDF

Post by diegofsti »

Sr JoMorg,, ajudou e muito..
..
Quanto as regras,, eu sou de total apoio..

Eu já havia removido o código retornando o conteúdo original..

Quanto ao complemento,, quando disse que não havia encontrado foi que eu procurei no module manager,, ainda estou aprendendo sobre o Sistema CMSMS..
Consegui fazer o download do PDF Generator e para fazer a instalação fiquei um pouco resistente por falta de costume,, mas consegui.

Logo, estudando um pouco as suas funcionalidades, ou como posso criar um documento, percebi de que ele faz é um print(modo de dizer) do conteúdo da página e converte em pdf, podendo fazer o download desta.

A minha imaginação inicial, seria como se fosse um editor, onde vc pudesse criar uma página ao qual ela seria convertida em pdf.

Enquanto isto,, vou estudar mais um pouco ele..

Vi que ele ainda não é uma versão estável,, mas um protótipo..
Já dando uma prévia,, do que considero que posso ajudar no desenvolvimento..

1º: Ao salvar o documento, deixar a pessoa digitar somente o nome do documento, ao invés de ter que incluir o nome + a extensão do arquivo
Motivo: Os desenvolvedores sabem o que tem que ser feito, mas os nossos clientes não.. A gente não desenvolve a página para nós,, mas para os nossos clientes..

2°: Botão para gerar a página,, como por exemplo
{PDFGenerator button='input;value:Gerar Boleto'}

Estes dois,, são de necessidades minhas,, que considero que possam ajudar os demais usuários..

3°: Nas configurações do PDFGerenator na aba Extensão, pode ser adicionado tamanhos de páginas,, o padrão segundo o que conhecemos é o A4,,

4°: Na aba PDF Template, pode ser feito como os demais,, inserir mais modelos de templates..

E se eu não fui muito chato,, incompreensivo ou inconveniente,, estas são as minhas sugestões para melhoria,,

E novamente,, muito obrigado sr JoMorg =D
Attachments
made.png
made.png
User avatar
Jo Morg
Dev Team Member
Dev Team Member
Posts: 1922
Joined: Mon Jan 29, 2007 4:47 pm

Re: PDF

Post by Jo Morg »

diegofsti wrote:Quanto ao complemento,, quando disse que não havia encontrado foi que eu procurei no module manager,, ainda estou aprendendo sobre o Sistema CMSMS..
Consegui fazer o download do PDF Generator e para fazer a instalação fiquei um pouco resistente por falta de costume,, mas consegui.
Sim, o ModuleManager filtra, tanto quanto possível, módulos compatíveis portanto existirão um número considerável de módulos não listados, mas que poderão eventualmente funcionar com poucas ou nenhumas modificações. Claro que este sistema põe o ónus no administrador caso alguma coisa corra mal. No entanto, de acordo com a minha experiência, manter backups de todos os ficheiros e base de dados a cada passo que possa implicar riscos acrescidos (como instalação de módulos ou actualização de tanto módulos como CMSMS Core) é mandatório: na prática perdem-se 5 minutos por backup para evitar perder horas, senão dias, a tentar recuperar tudo... por vezes sem sucesso. E assim permite-nos testar um pouco mais ousadamente, mesmo que corra mal.
diegofsti wrote:Logo, estudando um pouco as suas funcionalidades, ou como posso criar um documento, percebi de que ele faz é um print(modo de dizer) do conteúdo da página e converte em pdf, podendo fazer o download desta.
Na prática é precisamente isso o que o módulo faz. Eu contribuí recentemente com código para este módulo e foram actualizadas as livrarias de conversão HTML/PDF. Apesar de não ter uma data em relação ao lançamento da nova versão, espero que seja para breve.
diegofsti wrote:Logo, estudando um pouco as suas funcionalidades, ou como posso criar um documento, percebi de que ele faz é um print(modo de dizer) do conteúdo da página e converte em pdf, podendo fazer o download desta.

A minha imaginação inicial, seria como se fosse um editor, onde vc pudesse criar uma página ao qual ela seria convertida em pdf.

Enquanto isto,, vou estudar mais um pouco ele..

Vi que ele ainda não é uma versão estável,, mas um protótipo..
Já dando uma prévia,, do que considero que posso ajudar no desenvolvimento..

1º: Ao salvar o documento, deixar a pessoa digitar somente o nome do documento, ao invés de ter que incluir o nome + a extensão do arquivo
Motivo: Os desenvolvedores sabem o que tem que ser feito, mas os nossos clientes não.. A gente não desenvolve a página para nós,, mas para os nossos clientes..

2°: Botão para gerar a página,, como por exemplo
{PDFGenerator button='input;value:Gerar Boleto'}

Estes dois,, são de necessidades minhas,, que considero que possam ajudar os demais usuários..

3°: Nas configurações do PDFGerenator na aba Extensão, pode ser adicionado tamanhos de páginas,, o padrão segundo o que conhecemos é o A4,,

4°: Na aba PDF Template, pode ser feito como os demais,, inserir mais modelos de templates..

E se eu não fui muito chato,, incompreensivo ou inconveniente,, estas são as minhas sugestões para melhoria,,

E novamente,, muito obrigado sr JoMorg =D
Todas as sugestões construtivas são extremamente bem vindas, inclusivamente o registo de bugs e o pedido de novas funcionalidades para os quais existe um espaço próprio (no sector forja ou forge) que compõe o repositório do CMSMS tanto para o Core como para os módulos e plugins. Todos os projectos registados têm uma área de submissão de bugs e de funcionalidades, o único requisito é qualquer das submissões estar tão bem documentada quanto possível e em particular listar os passos para se poder reproduzir um bug.
Tem o fórum à disposição, e fico contente de ter podido ajudar.
"There are 10 types of people in this world, those who understand binary... and those who don't."
* by the way: English is NOT my native language (sorry for any mistakes...).
Code of Condut | CMSMS Docs | Help Support CMSMS
My developer Page on the Forge
GeekMoot 2015 in Ghent, Belgium: I was there!
GeekMoot 2016 in Leicester, UK: I was there!
DevMoot 2023 in Cynwyd, Wales: I was there!
Locked

Return to “Portuguese - Português”